Nos últimos dias você provavelmente viu alguma notícia sobre os Anonymous e as suas ações envolvendo vazamentos de dados e informações de figuras importantes no mundo.
A palavra Anonymous significa anônimos em inglês e representa uma legião de hackers que surgiu em 2003, com o objetivo de utilizar os conhecimentos em informática para invadir sistemas de empresas e órgãos públicos, lutando em prol dos direitos do povo.
A essa luta deu-se o nome de hacktivismo, ou seja, os conhecimentos de um hacker aliados ao ativismo social, em causas como a liberdade de expressão contra políticos e sistemas que vão contra aquilo que o grupo acredita, o que os levou a entrarem na lista de mais procurados do FBI.
Com o objetivo de fazer com que outras pessoas também entrem na luta contra algumas situações com as quais o grupo não concorda, por diversas vezes o Anonymous divulgou informações para que estruturas de TI fossem invadidas também pelo público geral com conhecimentos básicos em informática.
Para isso, o grupo já tornou públicos alguns tutoriais de como hackear computadores. Dois casos relativamente recentes aconteceram quando o grupo ensinou a invadir o sistema do celular do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e quando lançou um guia para enfrentar o Estado Islâmico.
Como age o Anonymous?
O Anonymous atua de duas formas distintas. A primeira com os ataques chamados de DDoS, sigla inglesa que significa ataque de negação de serviço. Na prática, isso significa criar uma situação no servidor de um site para sobrecarregar o sistema, e retirar a plataforma do ar. Por exemplo, no caso de Minnesota, o site da polícia local foi derrubado por este mesmo processo.
Outro movimento dos ativistas é vazar informações dos adversários. Aqui, basicamente eles se aproveitam de falhas de segurança e coletam dados sensíveis dos oponentes e divulgam de forma pulverizada na rede. Assim, torna difícil identificar o caminho do vazamento. Foi este o processo relacionado ao vazamento de dados do Presidente Brasileiro.
As recentes ações do Anonymous levanta uma grande bandeira sobre o roubo de dados, muitas vezes ignorando em instituições, por mais que suas intenções visam grandes ataques de vazamento de informações pessoais de grandes figuras como meio de protesto ao “sistema”, seus atos tem encorajado pequenos grupos a usarem seus conhecimentos em ataques mais “lucrativos” como roubo de dados em empresas e pedido de resgate. Por isso a importância de ficar em alerta com a estrutura de segurança de sua rede nesse momento.
.