Muito se fala sobre o roubo de informações de empresas e pessoas físicas, mas afinal quem são os agentes invisíveis e de que forma isso é feito, como podemos prevenir?
Uma das formas mais lucrativas de crimes digitais tem sido o roubo de informações, afinal, SEM dados uma empresa não funciona, assim estes agentes invisíveis nocivos e criminosos chamados hackers lucram negociando a devolução dessas informações ou causando caos pelo mundo.
De forma geral, os hackers tentam invadir redes e equipamentos para obter ganhos:
Criptografam os dados e entram em contato para pedir resgate, em sites de e-commerce não seguros roubam número de cartões de crédito e ainda fraudes nos sistemas bancários.
Uma empresa contrata estes agentes e tenta roubar informações dos concorrentes.
Porque eles deixam suas marcas na internet que vandalizam como prova do sucesso da invasão.
Muitas vezes patrocinados pelos governos para roubar empresas e/ou a inteligência nacional com o objetivo de desestabilizar a infraestrutura de seus adversários, ou mesmo semear a discórdia e o caos no país alvo.
Mas não é só pela internet que este crime é praticado, a Chamada Engenharia Social, estes criminosos pesquisam a vida das pessoas e das empresas através de ligações, por isso que cada vez mais as empresas devem se atentar e treinar seus colaboradores sobre o que é divulgado.
Outra forma comum utilizada e o envio de e-mails o qual chamamos phishing, onde utilizam um endereço comum que possivelmente a empresa sempre recebe eletronicamente dizendo: promoções, você acaba de ser sorteado, duplicata sua em aberto.
As empresas e pessoas precisam se munir de cuidados para minimizar estes danos:
Ter um sistema de bloqueio de borda que inviabilize estes agentes a se infiltrarem na rede é uma prática indicada por todos os especialistas na área de Tecnologia da Informação e segurança de dados.
As barreiras propostas pelos especialistas contra estes ransomwares, pode ser acrescentada por um bom antivírus corporativo com Inteligência Artificial, Um firewall de borda, sistema operacional atualizado, isso minimiza os ataques, ajuda a barrar e dificultar o acesso às informações.
Quer fazer um diagnóstico de como está a segurança de dados da sua empresa?